Não sei quanto a vocês, mas eu até curto o isolamento e relativo silêncio de uma viagem de avião. Não que você precise ficar isolado. Como cada vez mais gente tem notebooks, smartphones ou tablets a bordo, checar e-mails e poder trabalhar no ar parece bom - isso já é permitido em vários países do mundo. Mas o uso ou abuso depende bastante da educação das pessoas. Consigo imaginar claramente em algum vôo da TAM no futuro uma molecada vendo vídeos no Youtube sem fones e executivos na ponte aérea discutindo alto a reunião que acontecerá em meia hora. Isso pode ser potencialmente irritante. Será que haverá uma nova parte naquelas explicações de segurança tipo "etiqueta aérea"?
Em termos práticos, a conexão vai ser feita por um retransmissor no avião (espécie de femtocell) que se conectará a redes por satélite. O sistema da OnAir, criado em conjunto com a Airbus, já é usado em dezenas de companhias aéreas pelo mundo e permite aos telefones a bordo usarem a rede GPRS (2.5G) - nada de 3G - 12 por vez. A TAM ainda não se pronunciou sobre a disponibilidade de internet por Wi-Fi, possível pelo sistema OnAir desde janeiro.
De todo modo, o aviso antes da decolagem de que os aparelhos precisam ser desligados permanece, já que a conexão à internet e celulares só é permitida a partir dos 3 mil metros de altitude. A ANAC informou que a (LA)TAM foi a única a fazer o pedido e deve testar em 3 aeronaves que fazem vôos domésticos num primeiro momento. [G1
Por Pedro Burgos
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